Inauguração do Rodoanel Norte Facilita Tráfego para Motoristas do Vale do Paraíba
Inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Norte promete aliviar trânsito no Vale do Paraíba

O primeiro trecho do Rodoanel Norte, inaugurado nesta segunda-feira (22 de dezembro de 2025), promete aliviar o congestionado trânsito para motoristas do Vale do Paraíba. A nova rota oferece uma ligação direta entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias e foi projetada para desafogar os congestionamentos nos acessos à capital paulista. A partir de terça-feira (23 de dezembro de 2025), o tráfego será liberado com a implementação de um sistema de pedágio eletrônico no formato free flow, que dispensa paradas.
A via recém-inaugurada tem 24 km de extensão, com pistas duplas e três faixas de direção, além de infraestrutura como túneis e viadutos. Essa inauguração, que vai do km 129 ao km 153, foi concebida para redirecionar o trânsito pesado para fora das áreas urbanas densamente povoadas da Grande São Paulo.
Espera-se que cerca de 40 mil veículos, incluindo 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente dentro da capital, melhorando assim a fluidez em horários de pico. Essa mudança é particularmente benéfica para transportadores e motoristas que utilizam a Dutra rumo à Fernão Dias, reduzindo a dependência de rotas urbanas.
O trecho dois do Rodoanel Norte está programado para ser concluído até o final de 2026, conforme declarou o presidente da Artesp, André Isper.
No quesito de taxas, veículos leves pagarão uma tarifa de R$ 4,62, enquanto para caminhões, o custo poderá atingir R$ 27,74, variando de acordo com a categoria e o número de eixos. Para os que já utilizam tags, há um desconto de 5% aplicado automaticamente na tarifa.
Esse novo desenvolvimento é visto como uma solução para os antigos problemas de trânsito que afetam motoristas na chegada a São Paulo, aumentando a eficiência das viagens e potencialmente diminuindo a poluição causada por congestionamentos prolongados.
A segurança e a infraestrutura de apoio foram planejadas para manter os usuários assistidos ao longo do trajeto, com monitoramento contínuo e serviços de atendimento ao usuário disponíveis em setores estratégicos. A velocidade máxima permitida é de 100 km/h para carros e 80 km/h para veículos pesados, com controles extras em áreas como túneis e acessos.
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