Presidente Prudente É Destaque Nacional em Saneamento, Segundo Ranking da ABES
Presidente Prudente lidera ranking de qualidade de vida com excelência em saneamento

A cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, foi reconhecida como referência nacional em qualidade de vida ao liderar o ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A avaliação contemplou a destinação de resíduos como um dos principais fatores para o destaque do município.
A pesquisa da ABES englobou dados sobre saneamento de 2.483 cidades brasileiras, analisando indicadores como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da coleta e destinação de resíduos sólidos. Presidente Prudente alcançou a nota máxima de 500 pontos, obtendo nota 100 em todos os indicadores.
Esta excelência em saneamento tem impactos diretos na saúde pública, com redução nas internações por doenças relacionadas à água contaminada. O prefeito Milton Carlos de Mello, conhecido como Tupã, destacou que "essa classificação reconhece o avanço na infraestrutura e organização do município, que é uma das cidades mais seguras do estado".
Em 2025, Presidente Prudente aprovou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e enfatizou uma gestão integrada, com parcerias focadas no aterro sanitário regional e na educação ambiental.
Além disso, uma nova lei foi sancionada para recompensar denúncias de descarte irregular de lixo, partindo de iniciativas como o projeto Prudente + Limpa. Este projeto já retirou mais de 2 mil caminhões de lixo e 16 toneladas de materiais das ruas, mas ainda enfrenta desafios no controle do descarte inadequado.
Wilson Portella, Secretário Municipal de Meio Ambiente, afirmou que o foco está na conscientização da população para manter a limpeza urbana e que a fiscalização é feita com o apoio dos próprios moradores.
Veja Também
Espaço Publicitário



